Agora é a hora de mudar e colocar a casa em ordem

Você sabe que há muitas coisas para arrumar e colocar em dia na sua empresa. Você está tão envolvido no operacional e nas vendas que sabe bem menos do que deveria sobre a gestão e os números de sua empresa. Vive controlando as finanças pelo saldo da conta e os boletos que têm de pagar.

Talvez você fique pensando: “Puxa, preciso colocar as finanças da empresa em ordem”, ou “Quando que vou conseguir fazer minha retirada?”, ou ainda “Preciso reduzir custos e saber se meus preços estão certos”, e tantos outros pensamentos.

Mas mesmo sabendo que precisa mudar e organizar sua empresa por alguma razão ainda não fez isso. Há um ditado que diz que há duas melhores épocas para  plantar uma árvore: há 20 anos atrás e hoje!

Vamos te mostrar como e porque você deve hoje começar a colocar a casa em ordem agora mesmo!

Ficar enrolando gera prejuízo e mais problemas
Não adianta ficar empurrando os problemas com a barriga. Quanto mais você demorar para começar a organizar sua empresa, mais trabalho e menos dinheiro ela te dará. Outro problema será o emocional, sendo que você sabe que há um problema a se resolver e o fato de ficar deixando para depois gera um desgaste emocional e um sentimento de incapacidade. Tudo isso faz com que você não tenha mais satisfação na empresa.

Você pode pensar: “Mas são muitas coisas e nem sei por onde começar”, “Não sei como colocar em ordem”.

Você pode acompanhar nossa série “Principais Erros Financeiros” para saber como corrigir e começar a organizar as finanças de sua empresa. No geral, são os seguintes passos:

1)      Estruturar as finanças de sua empresa

a.       Separe o dinheiro da empresa do seu

b.       Registre corretamente das entradas e saídas

2)      Fazer a precificação corretamente

3)      Ter metas financeiras e plano de ação

4)      Disciplina no acompanhamento

5)      Buscar ajuda especializada

Olhe para a frente
Quanto antes você começar a organizar as finanças de sua empresa, e aprender como administrá-la melhor, mais rápido os resultados virão, e mais rápido o lucro virá.

Basta você pensar: “Se eu tivesse feito isso há 5 anos atrás...”. Pois é. Mas não adianta ficar olhando para trás agora, a solução está a frente.

Então olhe pra frente. Defina um objetivo e siga em frente. Como disse anteriormente, hoje é uma das melhores épocas para se plantar uma árvore. Foque em seu objetivo e trace um plano de como vai chegar lá. Pequenos avanços vão te trazer muita motivação, e quando menos esperar, de pequeno em pequeno avanço, alcançará grandes resultados com o tempo.

Ficar preso ao passado fará você perder tempo e energia, que por sua vez irá gerar prejuízo.

Decisões firmes e corajosas te dão força
A hora é agora. Tome a decisão que você organizará sua empresa para ela ser lucrativa. Muitos empresários nem sequer tomaram esta decisão. Outros tantos se acomodaram com a situação de não conseguir ter o lucro desejado.

Quando você toma uma decisão firme, significa que você realmente está comprometido com sua empresa. Que você fará o seu melhor para organizar as finanças de sua empresa, atenderá com excelência seu cliente, direcionará com clareza sua equipe, terá a disciplina necessária para investir tempo na análise de seu negócio e tantas outras tarefas do empresário.

Esta decisão, este comprometimento, te dará força. Decisões corajosas te dão força para seguir em frente.

Quando se tem uma decisão firme e corajosa, também significa que quando os obstáculos surgirem, e pode ter certeza de que vão surgir, você continuará firme em sua decisão, totalmente focado até ter o resultado desejado.

Ninguém poderá fazer isto por você. Já tivemos clientes que pensaram que por nos contratar eles não precisariam fazer mais nada na gestão. Não é bem assim. Podemos dar os melhores direcionamentos do mundo, mas se o empresário não tomar para si a responsabilidade da gestão de sua empresa, de conhecer sua empresa, ninguém fará isto por ele. Como consequência, os resultados não virão.

Qual decisão você está adiando? Tenha coragem, e tenha decisões firmes.

Não precisa ser perfeito, apenas comece
Não precisa ter um plano perfeito para começar a fazer as mudanças necessárias em sua empresa. Não precisa parar tudo e ir fazer uma faculdade para então saber como proceder.

Há várias formas de se obter conhecimento necessário para a mudança: treinamentos, livros e ajuda especializada. Porém, comece com o que você tem.

Não precisa ter o melhor software do mercado para começar a registrar suas finanças. Se tudo o que você tem agora é uma planilha, comece por aí.

Se o que você tem agora é o desejo de transformar sua empresa numa empresa lucrativa, organizando suas finanças, comece com coisas simples: identifique seus gastos e receitas, busque conhecimento e comece a colocar em prática. Uma consultoria empresarial, pode trazer muita ajuda para você começar as mudanças necessárias e te economizará muito tempo, já que terá profissionais especializados para te ajudar e encurtar o caminho.

Não precisa ser perfeito, o que precisa mesmo é você começar a fazer as mudanças necessárias. Você precisa agir! Você vai se aperfeiçoando com o tempo.

Caiu? Então levanta!
Se você definiu um objetivo, traçou um plano e começou a seguir, e de repente você se perdeu um pouco e acabou tirando o foco, faça a correção necessária e volte para os trilhos. Não há tempo para ficar perdendo com lamentações. Mais uma vez, o que você precisa é agir, se caiu, então levanta.

São várias as tarefas que o empresário precisa ter para uma gestão eficaz: ter controle financeiro, controle de vendas, controle dos produtos/serviços vendidos, meta de vendas, orçamento de gastos, controle de fluxo de caixa, e tantas outras.

Por isso é comum o empresário sentir solidão na condução do negócio. E ser empresário em vários momentos é solitário mesmo.

Porém, com profissionais especializados ao lado, além de aliviar o sentimento de solidão na condução da empresa, terá direcionamentos mais precisos para a condução do negócio.

Realizar estas tarefas penso que é semelhante escovar os dentes, se torna um hábito. Mas, se por alguma razão você deixou de escovar os dentes após uma refeição, você não ficará sem escovar os dentes para sempre, não é mesmo? Na próxima oportunidade que tiver, já vai escovar os dentes.

Na rotina de gestão é a mesma coisa. Não é porque falhou um dia que nunca mais fará nada. Siga em frente até que administrar sua empresa seja um hábito forte em você.

Sem uma rotina administrativa ficará mais difícil
Por falar em rotina, algo que vai te ajudar muito é definir uma rotina administrativa para você. Identifique os pontos que precisa priorizar e crie uma rotina. Você pode definir dias da semana específicos para cada assunto da gestão de sua empresa. Por exemplo:

- Segunda – Planejamento financeiro da semana

- Terça – Análise de orçamento

- Quarta – Melhorias operacionais

- Quinta – Acompanhamento de pessoal

- Sexta – Revisão das vendas e metas

A lista acima é apenas um exemplo, verifique a semana e faça um planejamento viável e que faça sentido para você. Tenha flexibilidade para fazer os ajustes necessários conforme as coisas vão acontecendo. Vá ajustando com o tempo.

Delegue tudo o que for possível para você não perder a visão do todo em sua empresa. Reserve um tempo para treinar e acompanhar as tarefas delegadas.

Tudo isto facilitará para que você consiga enfim ser o empresário que sua empresa precisa.

Seu sucesso beneficiará você e muitos outros
O sucesso de sua empresa trará grandes benefícios para você. Primeiro, já trará mais dinheiro para o bolso. Isto significa mais conforto e oportunidades para você e sua família. Mas vai além disso.

Uma empresa bem sucedida beneficiará muito a sociedade, pois você vai gerar empregos, e essas pessoas terão renda e vão gastar boa parte deste dinheiro em outras empresas de produtos e serviços. Haverá mais dinheiro circulando na economia. Mais impostos serão pagos, que ajudará o país com suas necessidades. Fornecedores terão mais clientes, que por sua vez, fará mais dinheiro circular na economia gerando mais empregos.

Você oferecerá soluções que pessoas e empresas estão precisando. Haverá mais inovações e empreendedores. Nosso país avançará muito!

Em resumo, nosso país precisa do sucesso de sua empresa. Principalmente as pequenas empresas, pois representam mais de 98% das empresas de nosso país.

Organize a gestão de sua empresa e alcance o sucesso merecido. Agora é a hora de mudar e colocar em ordem a casa.